Curso Oratória

ENTENDA O SIGNIFICADO DA PALAVRA FRANCHISING

Por mais que o franchising já tenha se disseminado e popularizado em todas as esferas da sociedade, ainda há quem desconheça o significado dessa palavra ou o conceito de negócio que ela representa. Este artigo, portanto, servirá para esclarecer esse modelo de negócio para quem não sabe nada sobre franquias o mesmo e, também, para fortalecer o significado desse setor na mente dos que de alguma forma já o conhecem.

O que significa Franchising

Em primeiro lugar vamos esclarecer a expressão denominada para identificar essa indústria: franchising. A palavra “franchising” vem do inglês “franchise”, que significa “franquia”. O “ing” ao final da expressão é sua forma em gerúndio, o que seria em português algo mais ou menos como “franqueando”.

Mas o que é o Franchising

Segundo a definição do SEBRAE,…

Franchising é uma estratégia para a distribuição e comercialização de produtos e serviços. É um método seguro e eficaz para as empresas que desejam ampliar suas operações com baixo investimento, representando, por outro lado, uma grande oportunidade para quem quer ser dono de seu próprio negócio”.

Com base nessa definição, podemos dizer que o franchising é um modelo de negócio onde empreendedores compram o direito de representar comercialmente marcas já consagradas, na venda de produtos ou serviços, e obter ganhos financeiros com isso.

Para tal, esses empreendedores contam com todo o know-how e suporte da empresa a que pretendem representar, tendo assim uma maior probabilidade de êxito em seus empreendimentos.

Como funciona o sistema de franchsing

Esse modelo de negócio é baseado na relação franqueador versus franqueado, onde o primeiro é uma empresa que pretende expandir sua operação por meio da concessão do uso de sua marca e de seus processos operacionais à franqueados (segundo), que irão gerir unidades operacionais dessa empresa e obter lucros com isso.

Vale lembrar que esses acordos comerciais são regidos por rígidos contratos que, para além de várias outras finalidades, tem como objetivo preservar a marca e os padrões da empresa franqueadora através do cumprimento de processos operacionais por parte do franqueado.


Escreva seu comentário

* Nome, Email e Comentário são obrigatórios